Massagem, Massagista, Massoterapia
Você já percebeu como a pandemia de covid-19 afeta diversos setores da economia e, especialmente, os spa’s e clínicas de massagem, que dependem do contato direto com os clientes. Porém, como se reinventar em sua profissão e conseguir lucrar em meio à crise?
Algumas profissões, como aquelas ligadas ao salão de beleza ou SPA’s (cabeleireiro, barbeiro, manicure, massagista, esteticista…), enfrentam dificuldades ou mesmo impossibilidade para atender seus clientes de forma remota. Como a Organização Mundial de Saúde têm sugerido que todos evitem contatos de ordem física, essas profissionais têm sofrido grande impacto no que tange a saúde financeira.
Diante desse quadro, fica a questão: como adotar medidas e superar a crise acarretada pela doença viral? Falaremos um pouco sobre algumas das estratégias que têm sido adotadas e deixaremos algumas dicas que podem se tornar o seu diferencial em meio à outras profissionais.
Como se adequar as mudanças e continuar empreendendo em tempos de distanciamento social
O momento exige, antes de tudo, capacidade de adaptação e resiliência: a situação está crítica para todos. Muitas pessoas perderam seus empregos e/ou tiveram redução dos salários, o que faz com que a economia, como um todo, tenha problemas. Massagistas e Terapeutas que trabalham na área da estética, é importante pensar em duas coisas:
Não importa se é possível ou não fazer os serviços ao vivo: estar presente na internet é fundamental. Todos estão conectados – afinal, se não é possível sair de casa, é preciso encontrar maneiras de estudar, conversar com amigos e parentes, se distrair. Lembre-se sempre de que o relacionamento com os clientes deve ser mantido e cultivado durante o período de isolamento. Para isso, você deve ter um canal aberto com a clientela, construindo uma relação de confiança.
Você sabia que as pessoas passam, em média, 3 horas e meia conectadas nas mídias sociais todos os dias?
Tanto o êxito como o bom relacionamento com o público dependem em grande parte da nossa exposição. E as redes sociais nada mais são do que uma extensão do que fazemos no dia-a-dia. Sabe aquela frase “quem não é visto não é lembrado”? Pois então. Ter perfis nas principais mídias sociais hoje em dia é quase como um requisito básico para qualquer tipo de negócio.
Poste conteúdo relevante à sua área de atuação, entre em contato com pessoas que podem se interessar pelos seus serviços e afins.
Diferencial entre as demais profissionais
Tente tirar algum proveito do isolamento, como por exemplo, fazer aquele curso de aperfeiçoamento naquela técnica de massagem que você não domina tão bem, ou até mesmo aprender uma nova modalidade.
Mediante a situação, a solução que algumas instituições ou Massoterapeutas autônomas encontraram foi de oferecer seus cursos de forma on-line. Invista em você, conhecimento nunca é demais!
A seguir, separamos algumas dicas que poder dar aquele “tcham” que faltava pra fidelizar um cliente de vez:
Quando falamos em vendas, algumas estratégias nunca falham. A arte de atrair o público, mesmo em tempos de crise, consiste não tanto em idealizar um monte de promoções mirabolantes, mas sim apostar no básico – o que é comprovado que funciona. Ou se o seu estabelecimento estiver fechado durante um tempo, crie vouchers que possam ser usados futuramente, oferecendo uma % de desconto na Massagem, ou um desconto se levar algum amigo, por exemplo.
Se o seu negócio teve de fechar nesta quarentena, é hora de colocar em prática o atendimento a domicílio. Afinal, se o cliente não puder ir até o seu negócio, que tal seu negócio ir até o cliente?
Para este modelo de atendimento, a flexibilidade de horários é importante, já que muitos clientes precisam ou querem ser atendidos em horários alternativos, como ao meio-dia ou final da tarde.
Outra coisa para levar em consideração no atendimento a domicílio é o custo com deslocamento, mão de obra e produtos utilizados, para que o lucro seja tão ou mais expressivo do que o gerado pelo atendimento na clínica.
Se a propaganda é a alma do negócio, podemos dizer que a propaganda boca a boca é a “alma gêmea” do negócio. Sim, os consumidores confiam muito nas recomendações de amigos e familiares.
De acordo com uma pesquisa sobre o tema, 68% dos consumidores afirmaram confiar em avaliações e recomendações online, como Google e Facebook. Então imagine as avaliações boca a boca?
Incentive seus clientes a divulgarem seus serviços. Você pode criar, inclusive, uma campanha denominada “Indique um amigo e ganhe um desconto”, como falamos acima.
O cartão fidelidade é uma estratégia tradicional que oferece vantagens aos clientes mais assíduos. Não é novidade, mas hoje se fala muito em “experiência de compra” e esta ideia é um clássico que nunca sai de moda.
Por exemplo: a cada 7 massagens, o cliente ganha a 6º de graça. A imaginação e a criatividade ficam a seu cargo. Mas é importante que você estabeleça uma data para o término da ação. Ex: “Válido por 90 dias”.
A crise financeira gerada pela pandemia do novo coronavírus pode ter causado uma transformação em seu empreendimento – da presença digital aos cuidados com a higiene. Mas acredite: você pode sair dessa melhor do que entrou.
Sabe aquela máxima “Enquanto alguns choram outros vendem lenços”? Então. Aproveite para reinventar o seu negócio, estabelecendo metas claras de curto, médio e longo prazo. A oportunidade de driblar uma crise pode fazer com que você saia fortalecido desta experiência, criando um planejamento para as eventuais tormentos futuras.
Gostou desse post e/ou ele te ajudou de alguma forma? Compartilhe com as amigas e nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter.
Bem-vindos ao blog do Espaço Terapias
Foi criado com o intuito de gerar mais interatividade entre os usuários do nosso site e as terapeutas cadastradas, é o nosso pequeno presente para quem nos visita. Porque faça, ou não, uma marcação
com as nossas anunciantes, queremos que a sua visita ao nosso site, por si só, já tenha valido a pena. Para isso vamos falar-lhe, com frequência, no maior interesse que temos em comum:
as MASSAGENS !
Traremos sempre curiosidades e tudo que há de novo na massagem e massagistas, é claro!
Aqui no Espaço você encontra as mais variadas massagistas, com certeza as melhores do RJ estão AQUI.
Super fixe o conteúdo
Como fazer massagem: conheça 8 dicas! (Ver post)Gostaria de saber se à massagem nuru leva ao orgasmo?
8 perguntas curiosas sobre massagem! (Ver post)
Bom de mais
Passo a passo da Massagem Nuru: A Massagem corpo-a-corpo (Ver post)