Dicas
A ideia de parar, respirar fundo, acalmar a mente e afastar as distrações pode soar absurda diante das nossas rotinas diárias – afinal, “tempo é dinheiro”. Contudo, os benefícios da prática de esvaziar a mente, isto é, meditar, pode fazer cada minuto investido valer a pena, principalmente em pessoas que sofrem com as pressões diárias e são ansiosas. Além de favorecer a saúde mental, física e emocional, a meditação traz soluções para a prevenção e o tratamento de diversas doenças. Não é à toa que atletas de alta performance são adeptos ao exercício.
O que é meditação, afinal?
Antes de explicar um pouco mais sobre a prática da meditação, é importante compreender que ela nada tem a ver com religião. Na verdade, há quem defina a meditação de forma bem simples, como, por exemplo, uma maneira de “esvaziar a mente”, como dissemos acima. Isso significa que, a partir de determinadas técnicas, como aprender a controlar a respiração e os pensamentos, você consiga se autoconhecer melhor evitando inclusive que pensamentos ruins prejudiquem o seu bem-estar e o equilíbrio da mente. O que é comum em todos os que a praticam é a busca pela concentração, autoconhecimento e pela elevação da mente humana.
A meditação é um exercício interior, um momento de concentração profunda, que coloca você em contato com o equilíbrio geral. Essa técnica constitui uma grande variedade de práticas que “educam” a mente; isto é, desenvolvem e aprimoram habilidades para lidar melhor com as emoções e conviver melhor consigo mesmo.
Fazendo uma analogia simples, a meditação é como malhar o cérebro. Ela reduz a ansiedade e melhora a concentração.
Existe uma forma correta de meditar?
Uma vez que existem muitas técnicas de meditação, também são várias as formas de se meditar. Você já deve ter visto o método em que a pessoa se posiciona sentada no chão, com as pernas cruzadas e as solas dos pés virados para cima; esse é o modelo lótus. Mas, é possível também meditar sentado em uma cadeira, em pé e até mesmo em movimento.
A primeira dica é prestar muita atenção na sua respiração. O timing de como respiramos é um ótimo gatilho para o foco, e volta nossa atenção para o funcionamento do corpo e da mente. Também é uma técnica de meditação deixar os pensamentos fluírem pela sua mente, sem ser um julgador deles: deixe que passem. Esse foco também é uma forma de concentração. Com treino, você consegue se concentrar cada vez mais facilmente e por mais tempo. O melhor conselho que podemos dar é: pratique, só assim você saberá como, de fato, achar o melhor formato para a sua meditação.
Preciso praticar todos os dias pra usufruir dos benefícios?
O benefício da meditação é imediato. Assim que a sua prática chegar ao fim, você experimentará a sensação de relaxamento e bem-estar. No entanto, o ideal é praticar a meditação diariamente.
No início, a mente vai querer fugir, pela força do hábito. Mas, todas as vezes que isso acontecer, apenas traga-a de volta, com calma e determinação.
Como começar a meditar
Separamos 4 passos para começar a meditar e garantir todos os benefícios da meditação:
Benefícios da meditação
01. Ajuda a reduzir o estresse:
Quando começamos a meditar, reduzimos nosso a velocidade do metabolismo físico e vamos restabelecendo o equilíbrio do corpo inteiro. Do contrário, nossa mente fica ocupada o tempo todo com trânsito, ruídos, filhos, contas a pagar etc. E essa mente mal treinada cria sinapses neuroeletroquímicas [comunicação entre as células nervosas] o tempo inteiro e isso causa um desgaste de energia grande no corpo, provocando o estresse.
02. Pode melhorar seu rendimento no trabalho e/ou estudos
Segundo pesquisas, estudantes universitários que foram treinados em atenção plena apresentam melhor desempenho na seção de raciocínio verbal nos exames (GRE), e também sentem melhorias em sua memória de trabalho.
03. Pode auxiliar na perda de peso
Tentando perder alguns quilos para chegar a um peso saudável? A meditação pode ser de grande ajuda, de acordo com uma pesquisa realizada com psicólogos pela Associação Americana de Psicologia. O treinamento em atenção plena foi considerado uma estratégia “excelente” ou “boa” para perda de peso, por sete dos dez psicólogos envolvidos na pesquisa.
04. Fortalece seu cérebro
Até aqui, falamos sobre benefícios para a mente. Será que a meditação pode provocar alterações físicas no cérebro? Em pesquisa publicada no periódico Frontiers in Human Neuroscience em março de 2012, os participantes que praticavam meditação há anos apresentavam mais “dobras” em seu córtex cerebral – e, como consequência, eram capazes de processar informações com maior facilidade.
Meditar é para todos! Além do mergulho a si mesmo e do autoconhecimento adquirido, a meditação é uma solução recorrente para suportar a correria do dia a dia, desenvolver sua criatividade, raciocínio lógico e memorização. Em tempos de estresse e correria, a meditação entrou como uma boa prática que deve ser adotada pela maior quantidade de pessoas.
Não hesite, experimente!
Bem-vindos ao blog do Espaço Terapias
Foi criado com o intuito de gerar mais interatividade entre os usuários do nosso site e as terapeutas cadastradas, é o nosso pequeno presente para quem nos visita. Porque faça, ou não, uma marcação
com as nossas anunciantes, queremos que a sua visita ao nosso site, por si só, já tenha valido a pena. Para isso vamos falar-lhe, com frequência, no maior interesse que temos em comum:
as MASSAGENS !
Traremos sempre curiosidades e tudo que há de novo na massagem e massagistas, é claro!
Aqui no Espaço você encontra as mais variadas massagistas, com certeza as melhores do RJ estão AQUI.
Super fixe o conteúdo
Como fazer massagem: conheça 8 dicas! (Ver post)Gostaria de saber se à massagem nuru leva ao orgasmo?
8 perguntas curiosas sobre massagem! (Ver post)
Bom de mais
Passo a passo da Massagem Nuru: A Massagem corpo-a-corpo (Ver post)