Massagem
O estresse é um tema que abrange não só o indivíduo, mas também o bem-estar de todos aqueles que compartilham o ambiente com ele.
Para aliviar o estresse é importante diminuir a pressão externa, buscando alternativas para que atividades diárias possam ser realizado de forma mais tranquila.
Também é indicado encontrar o equilíbrio emocional, sendo capaz de administrar melhor o tempo entre trabalho, família e dedicação pessoal.
Buscar apoio em um bom amigo, ou até mesmo um psicólogo, também pode ser uma boa estratégia para viver os dias com mais qualidade e menos estresse.
Visto que Cientistas de Harvard nos Estados Unidos demonstraram que 80% das consultas médicas têm relação com estresse.
Sejam em consultórios, clínicas, ambulatórios ou hospitais, todas têm relação direta com o estresse cotidiano. Este é um dado alarmante.
É uma fragilidade emocional da qual interfere nos seus resultados profissionais, relacionamentos pessoais e bem-estar da sociedade em geral.
Como vencer o estresse sem saber o que o envolve? Sem dúvida a rotina tradicional é uma assassina silenciosa.
Definitivamente a nossa máquina biológica não foi feita para enfrentar a vida multitarefa. Tantos prazos, agendas, compromissos e informações.
A distorção de que produtividade é fazer tudo ao mesmo tempo e com velocidade.
Pesquisas sugerem que o conhecimento de uma criança de 6 a 7 anos hoje, é superior ao que um imperador de 30 anos da antiga Grécia tinha.
A era pós-digital realmente trouxe muita informação, não é mesmo? Isso tem seu lado positivo, mas tudo tem um pró e um contra.
Em nenhum outro momento da história nossa estrutura cerebral foi exposta a tamanho desafio de processamento.
Estímulos sonoros, visuais, teorias, conceitos, tarefas, papéis sociais e muito acesso a informação. Mas muito acesso!
Ao mesmo tempo vivemos em um contexto horrível para a assimilação e retenção destes conteúdos.
Tantas opções que é quase impossível saber para onde ir, em quem acreditar, o que ler, o que escolher.
Nos anos 90 uma pessoa localizada em um centro urbano recebia em torno de 2000 mensagens de marketing e publicidade por dia. Hoje, esses números triplicaram!
Embora cada pessoa possua os seus próprios gatilhos para o estresse, o trabalho parece ser o principal causador deste mal.
Isso porque o ambiente corporativo exige uma série de habilidades e posturas às quais nem sempre conseguimos entregar, principalmente se forem ao mesmo tempo.
Outras situações que são gatilhos comuns para o estresse são: divórcio, desemprego, crise financeira, doenças crônicas, situações traumáticas, entre outras coisas.
Adicionalmente, o estresse também pode surgir em nosso interior. Sentimentos como medo, incerteza e apreensão surgem quando ligamos a TV e assistimos à cobertura de um desastre natural ou evento políticos.
Estes, se não tratados, podem evoluir para transtornos mentais, como ansiedade e depressão.
Para o futuro, a tendência é ainda mais tecnologia, mais desenvolvimento e mais inovação.
Como não podemos ficar estagnados, o único caminho é seguir em frente.
Precisaremos, portanto, administrar cada vez mais compromissos e tarefas enquanto tentamos manter uma vida social e pessoal saudável.
O estresse, na maioria dos casos, é estimulado por nosso próprio comportamento e atitude diante dos eventos da vida.
Quem está no controle de suas emoções, pensamentos e reações ao mundo é apenas você.
Ou seja, você detém o poder de determinar o tipo de situação que lhe causa estresse.
Por exemplo, você deixou cair água quente na sua mão. Entretanto, a água ainda estava morna e não causou nenhuma lesão grave.
Nessa situação você pode ficar enraivecido por ter deixado a água cair ou simplesmente deixar pra lá, já que não foi nada grave.
Concorda que a última postura apresenta menores chances de perturbar o seu emocional?
Para dar início a essa mudança de atitude, separamos estratégias poderosas para ajudá-lo a manter o estresse controlado.
Investir em, pelo menos, 30 minutos diariamente para fazer algum tipo de exercício físico traz benefícios para as emoções, um tempo para pensar nos problemas e encontrar estratégias para solucioná-los.
Diminui a quantidade de cortisol, que é um hormônio ligado ao estresse, e ainda libera endorfinas na corrente sanguínea que promovem o bem-estar.
Os exercícios mais indicados são os aeróbicos e os menos aconselhados são os de competição porque podem agravar o estresse.
É possível começar com caminhadas na rua, na praça, na praia ou andar de bicicleta, por exemplo.
Mas se for possível, matricule-se numa academia de ginástica para se sentir mais motivado em tornar esse hábito frequente.
Banana, nozes e amendoim são alguns exemplos de alimentos que promovem o bem-estar físico e por isso deve-se investir no seu consumo diariamente.
Aliás, você pode aumentar a quantidade, sempre que estiver cansado ou estressado.
Os alimentos ricos em ômega 3, como salmão, truta e sementes de chia, também são excelentes opções porque melhoram o funcionamento do sistema nervoso, diminuindo o estresse e o esgotamento mental.
O cansaço físico e mental é dos desencadeantes do estresse e da ansiedade, por isso ter tempo para conseguir descansar todas as noites é uma grande ajuda para desestressar.
Tente tirar um fim de semana pra cuidar de si mesmo(a), num local que goste e que possa descansar tranquilamente.
As massagens também podem ajudar a combater a tensão muscular, trazendo alívio para a dor nas costas e a sensação de peso na cabeça e no pescoço.
Leia também: Os efeitos físicos e psicológicos da massagem
Guardamos as emoções negativas dentro de nós porque é desagradável senti-las.
Para não causar conflitos, ignoramos aquele sentimento ruim dentro de nós. Mas a verdade é que ele não vai embora.
Ele se aconchega dentro de nós e se alimenta das emoções e pensamentos negativos que temos em relação àquela situação ou pessoa.
Assim, de súbito, ele é exteriorizado na forma de acessos de raiva ou até mesmo crises de ansiedade.
Procure resolver os seus problemas o mais rápido possível. Use e abuse do diálogo para restaurar a tranquilidade dentro de você e do outro.
Se não tiver alguém para desabafar, considere visitar um psicólogo, que é uma pessoa imparcial e com conhecimentos do comportamento humano.
Você também pode cultivar um hobbie como forma de descarregar emoções negativas e controlar o estresse.
Atividades de interesse como escrever, ler, tocar um instrumento, pintar, construir algo, caminhar, entre outros, são importantes para manter a nossa saúde mental em dia.
A autoestima também é afetada pelo estresse. Crenças como “eu não sou bom o suficiente” ou “não faço nada certo” são comuns em pessoas estressadas.
Para se verem livres dessas afirmações negativas, depositam ainda mais energia, esforço e sentimento no que fazem. É assim que chegam ao esgotamento.
Aprenda a se perdoar quando as coisas não derem certo. Todos nós somos humanos e passíveis de erros.
O lado bom é que podemos tentar de novo quantas vezes foram necessárias. Seja gentil consigo mesmo para não alimentar o estresse.
Aplique as dicas citadas e nos conte se sua vida ficou menos estressante! Compartilhe também com algum amigo que precise relaxar.
Bem-vindos ao blog do Espaço Terapias
Foi criado com o intuito de gerar mais interatividade entre os usuários do nosso site e as terapeutas cadastradas, é o nosso pequeno presente para quem nos visita. Porque faça, ou não, uma marcação
com as nossas anunciantes, queremos que a sua visita ao nosso site, por si só, já tenha valido a pena. Para isso vamos falar-lhe, com frequência, no maior interesse que temos em comum:
as MASSAGENS !
Traremos sempre curiosidades e tudo que há de novo na massagem e massagistas, é claro!
Aqui no Espaço você encontra as mais variadas massagistas, com certeza as melhores do RJ estão AQUI.
Super fixe o conteúdo
Como fazer massagem: conheça 8 dicas! (Ver post)Gostaria de saber se à massagem nuru leva ao orgasmo?
8 perguntas curiosas sobre massagem! (Ver post)
Bom de mais
Passo a passo da Massagem Nuru: A Massagem corpo-a-corpo (Ver post)