Dicas, Todos
No fim de 2019 quando fizemos os planos para 2020, de longe imaginávamos como seria este ano. Na rotina intensa que estamos acostumados a viver, de repente precisamos parar, controlar, respirar fundo e reprogramar a rota.
Todo fim de ano é a mesma coisa. Avaliar o que foi feito no ano que passou e fazer planos para o ano que se aproxima é prática comum em toda parte do mundo. Mas como fazer planos para um ano de incertezas?
Estamos cientes do momento difícil que estamos vivendo, mas queremos espalhar um pouco de positividade em meio a tanta mensagem negativa. Porque, sim, mesmo em situações difíceis é possível obter algo de bom. Vamos colocar o foco no copo meio cheio. Mas e aí, 2020 merece ser esquecido?
Bem, em muitos aspectos, indiscutivelmente sim, mas em outros nem tanto. Novos hábitos foram adquiridos, nos deparamos com incertezas nunca antes imaginadas, mas também pudemos aprender. Talvez a maior de todas as lições foi: viver um dia de cada vez. Nesse período, a vida se revelou como ela, lá no fundo, sempre foi: improvável, incontrolável.
Diante de um cenário de restrições sociais, estar mais tempo com o núcleo familiar – aquele que está ali sempre pertinho, mesmo quando estamos distantes fisicamente, por força do destino – , se fez necessário. Este ano nos ajudou também a valorizar as coisas mais simples, como um bom papo com familiares e amigos, um café ou uma cerveja na esquina, ou um bom abraço nos pais e avós. Durante o isolamento social, pudemos aprender o valor dessas pequenas coisas, enquanto nos demos conta do quanto estávamos imersos em uma sociedade apressada, neurótica, doentia.
Tossir no cotovelo, não tocar no rosto, lavar as mãos, respeitar a distância entre as pessoas… Há três anos, os pediatras inventaram o “rap da tosse e do cotovelo” para ensinar as crianças a reduzir a transmissão de doenças contagiosas. Mas foi preciso um coronavírus para nos ensinar de uma vez por todas a importância de manter uma higiene básica como cortesia e responsabilidade individual, também para futuras infecções de doenças mais brandas. Existe uma grande quantidade de informação sobre formas de evitar doenças.
As consequências sociais da pandemia foram graves. Para parte da população, tais consequências foram piores ainda. Desde o desemprego até a fome, o risco social de uma crise de saúde tão grande aumentou. Foi nesse momento que muita gente resolveu se mexer para ajudar. E é importante lembrar que nem só de ajuda material a solidariedade se traduz, em muitos casos o auxílio para a saúde mental, especialmente para quem luta contra a covid na linha de frente, foi de encher os olhos.
O medo da doença nos faz refletir sobre a necessidade do contato físico, mas também desencadeou a criatividade, inventando novas formas de relacionamento que podem, talvez, permanecer para sempre. Jantares de skype, cânticos das janelas, consertos online, visitas virtuais a museus, vovós e vovôs aprenderam a usar plataformas de áudio e vídeo para se comunicar com a família, artistas descobriram novas formas de se apresentar… Estas são apenas algumas das iniciativas que surgiram para apaziguar o sentimento de solidão causado pelo isolamento.
Falamos, desejamos e prevemos muito o futuro e muitas vezes nos esquecemos do presente. Nós vamos ter e ser o futuro que criarmos hoje. E se não voltarmos nossos pensamentos e ações para o presente não tem futuro…
E você, já parou para pensar no que aprendeu?!
Bem-vindos ao blog do Espaço Terapias
Foi criado com o intuito de gerar mais interatividade entre os usuários do nosso site e as terapeutas cadastradas, é o nosso pequeno presente para quem nos visita. Porque faça, ou não, uma marcação
com as nossas anunciantes, queremos que a sua visita ao nosso site, por si só, já tenha valido a pena. Para isso vamos falar-lhe, com frequência, no maior interesse que temos em comum:
as MASSAGENS !
Traremos sempre curiosidades e tudo que há de novo na massagem e massagistas, é claro!
Aqui no Espaço você encontra as mais variadas massagistas, com certeza as melhores do RJ estão AQUI.
Super fixe o conteúdo
Como fazer massagem: conheça 8 dicas! (Ver post)Gostaria de saber se à massagem nuru leva ao orgasmo?
8 perguntas curiosas sobre massagem! (Ver post)
Bom de mais
Passo a passo da Massagem Nuru: A Massagem corpo-a-corpo (Ver post)