Massagem, Todos
Devido a baixa temperatura externa, o organismo precisa aumentar a temperatura e enviar a energia para os locais mais vitais
Nesse mês de Junho iniciamos o inverno e de acordo com os chineses, cada estação do ano tem uma grande influência sobre nosso metabolismo, nossas emoções e até na nossa forma de pensar. Assim como a natureza, o ser humano também é regido por ciclos: alguns extremamente curtos, como a respiração, outros mais longos, como as estações. Cada período de um ciclo tem sua importância e influência na nossa condição energética.
Este ciclo pede mais horas de sono, é um momento de recolhimento e reflexão. Período ideal para meditação, leitura e ações que exijam mais concentração e menos movimento, como Yoga, por exemplo. Além disso, existem alguns cuidados especiais, que ajudam a passar pelo inverno com saúde.
Durante o inverno, o corpo humano tem necessidade de armazenar mais calorias. Por isso, quando a temperatura abaixa, a fome aumenta, o corpo treme e ficamos mais propensos a ter a pele mais ressecada, assim como os lábios. O organismo se articula para equilibrar a temperatura natural do corpo sem prejudicar os órgãos vitais.
Tremer quando se sente muito frio, por exemplo, é uma reação do corpo que tenta manter a temperatura média de 37ºC. O ato de tremer movimenta os músculos, que por sua vez contraem os vasos sanguíneos o que gera calor e aumenta a temperatura do corpo.
Em seguida, listamos alguns cuidados que devemos ter com o nosso corpo durante esse período de frio.
Manter o corpo aquecido
Manter o corpo bem agasalhado é algo que todos nós temos conhecimento, mas podemos potencializar o aquecimento (além de aproveitar um momento de relaxamento) aquecendo os pés com água quente.
No inverno, para intensificar o aquecimento do seu corpo, você pode fazer um escalda-pés calmante ou até para dores, após um longo dia de trabalho.
Encontre aqui tudo o que você precisa saber sobre escalda-pés e receitas para fazer no conforto da sua casa: Escalda-pés: Renove suas energias!
Cuidados com a pele
O frio e a diminuição de umidade podem levar a desidratação e a descamação da pele, que podem piorar por exposição a banhos quentes e excesso de sabonetes.
Como prevenir? Evitar exposição prolongada ao frio, evitar banhos muito quentes ou excesso de sabonetes e manter sempre a pele bem hidratada.
O hidratante tanto corporal, como facial, é seu aliado número 1 no inverno. Não se esqueça de beber bastante água, com o tempo frio acabamos por sentir menos sede, porém a hidratação deve vir de dentro pra fora, portanto, beba água!
Os lábios são semimucosas, uma pele mais fina que não tem glândulas sebáceas, o que o torna mais sensível às agressões do frio e vento sem proteção natural. Além disso, há o ato de passar a língua com saliva e morder os lábios podem contribuir para o ressecamento. Para evitar tal ressecamento, aposte em um bom hidratante labial de sua preferência ou até manteiga de cacau.
Dor de garganta e resfriados
Na boca, existem microorganismos que não causam doenças, porém com a baixa temperatura e a baixa umidade do ar podem se multiplicar e causar infecção e dor de garganta. Além disso, no frio ficamos em ambientes fechados sem circulação de ar e mais expostos a transmissão, o que possibilita a proliferação de vírus e bactérias. Por isso é importante, mesmo no inverno, ingerir água e manter o ambiente arejado e com circulação de ar.
No frio nosso corpo gasta mais energia para se manter aquecido e também manter a energia necessária às suas funções, como respirar, caminhar, fazer a digestão dos alimentos, controlar a circulação do sangue e os batimentos cardíacos, dentre muitas outras funções. Então, é muito normal que o nosso apetite aumente no inverno, pois ocorre um aumento no consumo energético, por conta da temperatura ambiente ficar menor do que a nossa temperatura corporal.
Durante o inverno, normalmente há um aumento da vontade de se alimentar de alimentos gordurosos e calóricos. Entretanto, não é necessário mudar a alimentação porque o frio chegou. E é importante ter atenção para que isso não se torne um problema, causando o ganho excessivo de peso ou o aumento dos níveis de colesterol, por exemplo.
O ideal para essa época são sementes (que são altamente energéticas) como as nozes, amêndoas, castanhas, girassol, gergelim, linhaça, lentilha, verduras aquecidas e feijões de todos os tipos. Sopas e ensopados, alho e gengibre também auxiliam no aquecimento do organismo, reduzindo o consumo de energia.
Bebidas quentes, principalmente chás antes de dormir ajudam bastante a manter nosso corpo aquecido.
É importante evitar laticínios, farinhas brancas e o consumo excessivo de batatas, pois esses alimentos tendem a gerar uma certa sensação de cansaço em nosso corpo.
Apesar de o inverno ser um período onde devemos armazenar energia, devemos ter cuidado com alimentos excessivamente gordurosos, pois essa energia pode ficar acumulada em forma de gordura. Assim, a melhor forma de armazenar energia é através de uma alimentação leve, mas energética, com doses moderadas e regulares.
Você gostou do conteúdo? Então siga as nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as atualizações. Estamos presentes no Facebook, Twitter e Instagram.
Até o próximo post e RELAXE COM PRAZER!
Bem-vindos ao blog do Espaço Terapias
Foi criado com o intuito de gerar mais interatividade entre os usuários do nosso site e as terapeutas cadastradas, é o nosso pequeno presente para quem nos visita. Porque faça, ou não, uma marcação
com as nossas anunciantes, queremos que a sua visita ao nosso site, por si só, já tenha valido a pena. Para isso vamos falar-lhe, com frequência, no maior interesse que temos em comum:
as MASSAGENS !
Traremos sempre curiosidades e tudo que há de novo na massagem e massagistas, é claro!
Aqui no Espaço você encontra as mais variadas massagistas, com certeza as melhores do RJ estão AQUI.
Super fixe o conteúdo
Como fazer massagem: conheça 8 dicas! (Ver post)Gostaria de saber se à massagem nuru leva ao orgasmo?
8 perguntas curiosas sobre massagem! (Ver post)
Bom de mais
Passo a passo da Massagem Nuru: A Massagem corpo-a-corpo (Ver post)